Coronavírus canino

A chegada do novo coronavirus e o isolamento do cão de uma paciente em Hong Kong provocam apreensão entre tutores de animais de estimação gerando o questionamento por parte dos tutores se cães e gatos também podem contrair a doença.

Chamado cientificamente de CCoV, diferentemente do coronavírus causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), a coronavirose canina tem como sintomas diarreia e vômitos. Caso não tratado, as consequências são desidratação, prostração e podem levar a óbito, principalmente quando associados a outras doenças. A doença pode apresentar manifestações mais graves quando ocorre em filhotes, animais idosos ou pacientes imunossuprimidos. Outro fator complicador é quando a coronavirose surge juntamente com outra doença, como a parvovirose, aumentando o risco de óbito nesses pacientes. No caso dos felinos o coronavírus  também possui sintomas gastrointestinais, não se relacionando a problemas respiratórios , com transmissão entre indivíduos da mesma espécie.

A contaminação do coronavirus canino , bem como do felino,  ocorre por via oro-fecal, ou seja através do contato de fezes contaminadas pelo vírus com a boca do animal , que pode ingeri-las ou até mesmo se contaminarem ao lamber um local contaminado.

A prevenção no caso de cães pode ser obtida através de vacina polivalente , bastante eficaz e facilmente encontrada em clinicas e pet shops  , devendo ser sempre administrada pelo médico veterinário. No caso de felinos a prevenção só é possível através de métodos de higiene ambiental, evitando fezes expostas e o contato com fezes de outros animais. Aos cães , os mesmos métodos de higiene devem ser aplicados juntamente à vacinação rigorosamente em dia durante toda sua vida. O uso de desinfetantes como água sanitária e amônia quaternária é fundamental para a desinfecção adequada do ambiente.

O tratamento consiste em dar suporte ao paciente acometido , estabilizando os sintomas como vômito e desidratação e fortalecendo o sistema imunológico para que haja o combate ao vírus, já que não há medicação antiviral eficiente. O prognóstico da doença em cães é melhor do que em felinos , e em ambos os casos , a ocorrência de manifestações gastrointestinais devem ser comunicadas ao médico veterinário.

Não há evidências de que os pets possam ser infectados ou transmitir a Covid-19 aos humanos, portanto apenas cuide de seu animal , oferecendo atendimento veterinário , vacinando-o adequadamente e oferecendo cuidados básicos de higiene. Não é necessário isolar ou se desfazer de seu animal, pois não há transmissão de coronavirus de animais para humanos ou de humanos para animais.

• Márcia Eliane de Araújo
    Posted at 19:03h, 17 março Responder

Tranquila em saber que nossos peludinhos não são infectados pelo coronavírus. 🤗😘