Geriatria Veterinária

Geriatria Veterinária

Geriatria é um ramo da Medicina Veterinária voltado aos animais de maior idade, que já passaram por 75% de sua expectativa de vida. Cães de pequeno e médio porte e felinos possuem uma expectativa de vida maior, atingindo a faixa geriátrica em uma idade mais avançada (a partir dos 11,5 anos). Já os cães maiores a atingem um pouco antes, variando o tempo de acordo com seu peso corporal (início de 7,5 a 10,9 anos).

Somente o envelhecimento não é uma doença. É considerado um processo fisiológico de redução progressiva das funções biológicas. Podemos citar como alguns dos principais efeitos da idade em cães e gatos a alteração na capacidade auditiva, mudanças de comportamento de micção e higiene, mudanças nos hábitos alimentares, problemas respiratórios, alterações da visão, mudanças no peso (aumento ou diminuição), alteração no padrão sono-vigília e cansaço.

Uma característica comum dos sistemas orgânicos senis é a alteração progressiva e irreversível. Os animais idosos raramente possuem uma única patologia, e sim uma combinação particular de múltiplas doenças orgânicas com níveis variados de disfunção. Sendo assim, o conhecimento das alterações patológicas comuns associadas com a idade e seus efeitos sobre as funções vitais, permite que o médico veterinário planeje a abordagem adequada para cães e gatos idosos.

Dentre as várias condições patológicas relacionadas à idade em cães e gatos é necessário destacar algumas, como as doenças cardíacas, renais, osteoarticulares, endócrinas, neoplásicas e neurológicas.

O coração possui válvulas que auxiliam em seu funcionamento , se abrindo e se fechando em movimentos sincronizados que permitem uma adequada distribuição do sangue. Com a idade é comum que ocorra o envelhecimento dessas válvulas , com consequente alteração das funções cardíacas e graves prejuízos à saúde do animal, podendo acarretar problemas como edema pulmonar , insuficiência renal e hipertensão.

Os rins também podem sofrer com o passar dos anos , uma vez que o envelhecimento reflete diretamente com o funcionamento desse importante sistema. Sinais de degeneração observados em exames ultrassonográficos e testes laboratoriais rotineiros , são frequentes na rotina e representam enorme índice de mortalidade , especialmente quando tardiamente descobertos.

Doenças osteoarticulares ocorrem devido à diminuição do índice corporal de água em indivíduos idosos , levando ao desgaste de cartilagens nos ossos. Aqueles acometidos pelos processos de artrose , possuem enorme dificuldade de locomoção devido à dor articular , sendo possível o atraso desse desgaste e até mesmo a recuperação das estruturas degeneradas , o que trará importante melhoria na qualidade de vida através da interrupção dos processos  dolorosos.

Moléstias hormonais como o diabetes e o hipotiroidismo possuem relevância na vida dos idosos. Urinar mais que o normal , beber água demais e ser mais “preguiçoso” não podem ser sinais considerados apenas como uma condição normal da idade . Tais doenças são muito comuns e podem acarretar distúrbios sistêmicos secundários importantes à saúde do animal acometido.

Devido à longevidade dos animais de estimação , as neoplasias (tumores) , são cada vez mais frequentes na vida dos cães e gatos. O surgimento de nódulos , por menores que sejam , na pele , mamas , testículos e cavidade oral devem ser imediatamente relatados em consultas veterinárias. Uma abordagem cirúrgica precoce , pode facilitar o diagnóstico e tratamento,  evitando procedimentos cirúrgicos e anestésicos extensos  e utilização de drogas quimioterápicas. Outras neoplasias,  como as de útero , próstata e células linfáticas são comuns , mas “silenciosas”. Sangramento vaginal pode significar, além de infecções uterinas graves , a presença de tumores no órgão reprodutor feminino , ambos bastante comuns em fêmeas idosas. Dificuldade de micção e defecação deve ser comunicados ao médico veterinário , que poderá se deparar com crescimento prostático. Emagrecimento pode significar o surgimento de diversas doenças , inclusive as neoplasias de células linfáticas (linfoma) , comuns em animais idosos.

Alterações comportamentais são importantes sinais de doenças de acometimento neurológico. A Síndrome da Disfunção Cognitiva(Semelhante ao Alzheimer) é a principal e mais comum delas. Neoplasias do sistema nervoso central ( Cérebro e Medula espinhal ) também surgem com alguma frequência em cães e gatos idosos , mas dificilmente diagnosticados na rotina. Patologias degenerativas da medula espinhal e doenças do disco intervertebral ( hérnia de disco ) são extremamente comuns. Acidente Vascular Cerebral (AVC) acomete os idosos e pode estar diretamente relacionado aos quadros de hipertensão existentes em diversas doenças , principalmente cardíacas , renais e endócrinas.

Envelhecer com qualidade é perfeitamente possível. Visitas ao médico veterinário devem ser mais frequentes na chamada 3a idade, quando se tornam fundamentais alguns cuidados específicos, como dietas apropriadas à idade, prescrição de medicamentos geriátricos e prevenção e tratamento de doenças. Tais medidas podem tornar a vida de nossos “velhinhos” mais duradoura e confortável.

 

Sem Comentários

Adicione um Comentário