Fim de ano: Atenção ao abandono de animais!

Fim de ano: Atenção ao abandono de animais!

O final do ano está próximo e essa época costuma ser de muito trabalho e compromissos para todos nós. Temos que nos preocupar com a conclusão de nossos trabalhos para que tudo esteja encaminhado no próximo ano, com a preparação para o Natal e os inúmeros compromissos que a época exige.

Estamos também preocupados em deixar tudo pronto para o novo ano que chega, e muitas vezes só pensamos nas férias. Arrumar as malas em busca de descanso e lazer. E muitas vezes, quem sofre com isso, são os nossos animais de estimação que carecem de atenção e cuidados. Infelizmente, muitos deles acabam sendo literalmente abandonados porque seus tutores não se preocupam mais, ou alegam não ter tempo para eles.

O abandono de animais cresce em torno de 30% nesta época de final de ano. Os donos preocupados em viajar não têm com quem deixar seus animais, e crescem os abandonos em ONGs ou até nas ruas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, todo ano, cerca de 30 milhões de animais são abandonados no Brasil. A maioria dos abandonos acontece justamente no período das férias.

Importante lembrar que abandono é crime, e o infrator pode sofrer penalidades previstas em lei. Mas o pior de tudo, é o sofrimento causado ao animal. Com o abandono o cão ou gato será exposto ao risco de ser atropelado e sofrer maus tratos e ao contrário do que muitos  pensam , quando um animal é abandonado, é pouco provável que nesta época de alto índice de abandono,  alguém se sensibilize e leve para casa o cão ou gato que encontrou na rua.

O fato de viajar e ficar ausente por certo período deve ser levado em conta quando você pensa em adquirir um animal. A adoção nesse caso, principalmente de um cão ou gato deve ser adiada e se você já possui um animal de estimação  pesquise com antecedência um local adequado para deixa-lo. Amigos, familiares ou conhecidos são uma boa opção, principalmente em caso de filhotes cuja proteção vacinal ainda não está completa. É possível utilizar serviços especializados de hospedagem, mas é importante se informar a respeito das exigências do estabelecimento no que diz respeito às proteções vacinais, medicamentos contra endoparasitos ( vermes e protozoários) e ectoparasitos (pulgas e carrapatos). Os idosos e enfermos estáveis , porém em uso de medicamentos, devem receber atenção especial, sendo importante submetê-los a exames clínicos e laboratoriais antes de serem hospedados.

Incentivar a adoção dos muitos animais sem lar é uma ótima iniciativa, mas uma causa ainda maior é incentivar a não abandonar.

E lembre-se: abandonar não é uma opção, é crime! Todo animal merece posse responsável e tratamento correto!

Sem Comentários

Adicione um Comentário