Setembro Vermelho

Setembro Vermelho

No mês de setembro se inicia uma ação social voltada aos cuidados do coração, denominada “Setembro Vermelho”. Idealizada em 2014 , a campanha tem como objetivo a conscientização da importância da prevenção das doenças do coração em humanos , responsáveis por cerca de 40% de mortes no mundo.

Com o crescente aumento da expectativa de vida dos animais , as doenças cardíacas também passaram a ser frequentes na rotina clínica veterinária , o que torna o “Setembro Vermelho” importante não somente para os humanos como também para seus cães e gatos , uma vez que a prevenção das chamadas cardiopatias pode significar uma melhor qualidade de vida bem como uma longevidade ainda maior.

As doenças cardíacas que acometem cães e gatos não são iguais às que acometem seres humanos. Os cães apresentam, com maior freqüência, um processo de degeneração ou envelhecimento das válvulas cardíacas, chamado de endocardiose ou doença valvular crônica. Geralmente as raças de pequeno porte com idade acima de seis anos, são as mais acometidas por esta lesão. Outra doença cardíaca que pode afetar os cães é a cardiomiopatia dilatada sendo mais frequente naqueles de grande porte. Felinos podem desenvolver doenças de evolução silenciosa, como a cardiomiopatia hipertrófica, manifestando-se somente quando já se encontra na sua forma mais grave. Em regiões litorâneas é muito comum a ocorrência da dirofilariose, doença  causada por um verme, transmitido pela picada de mosquito, que se instala na artéria pulmonar e geralmente atinge o lado direito do coração. Doenças respiratórias crônicas como bronquite e estenose ou colapso de traqueia , também podem ocasionar doenças cardíacas, pois  sobrecarregam o coração.

O sintoma mais precocemente observado da cardiopatia é a tosse que muitas vezes  passa despercebido pois em alguns casos se apresenta de forma branda e se assemelha a um engasgo, sendo erroneamente associado então, à ingestão de pelos ou do alimento. Outros sintomas associados à doença cardíaca são cansaço, intolerância ao exercício, respiração difícil (dispnéia), inchaço das patas (edema de membros), inchaço do abdômen (ascite – líquido no abdômen ou organomegalia por congestão), língua arroxeada ou azulada (cianose de mucosas), desmaios (síncopes) , convulsões, distúrbios no crescimento em filhotes e na performance de cães atletas.

Avaliações cardíacas periódicas , preferencialmente com profissionais cardiologistas veterinários , são a melhor maneira de diminuir os impactos negativos na vida dos animais portadores das cardiopatias. A atuação desse profissional consiste na avaliação clínica , eletrocardiográfica , ecocardiográfica , radiográfica e laboratorial , sendo importante tanto como detecção de patologias quanto em avaliações pré anestésicas. Obviamente ao surgimento de quaisquer dos sintomas relatados acima , principalmente os mais facilmente observados como a tosse e o cansaço , uma consulta cardiológica ou até mesmo com o clínico geral em casos mais urgentes deve ser considerada , entretanto as avaliações preventivas, especialmente em animais idosos (cães de pequeno e médio porte e gatos acima de 6 anos /cães de grande porte acima de 4 anos) , podem significar melhores resultados com os tratamentos propostos permitindo um melhor prognóstico das doenças.

Sem Comentários

Adicione um Comentário