Alimentação natural para cães

Alimentação natural para cães

Você com certeza já ouviu falar em alimentação natural para cães, pois cada vez mais, tutores têm aderido a essa modalidade de alimentação. No entanto, ainda existem muitos mitos e desinformação sobre como funciona a comida natural para cachorros.

A alimentação natural para cães é uma dieta balanceada mediante avaliação e prescrição feita por veterinário especialista em nutrologia (Nutrólogo Veterinário),  composta por ingredientes naturais e que são minimamente processados, isto é, não passam por processos industriais como acontece com as rações. É uma alimentação equilibrada que contém os níveis de nutrientes que o animal precisa para se manter saudável. E o único tipo de processamento que sofrem esses alimentos ocorre dentro da nossa cozinha: o cozimento e o congelamento.

Uma das maiores confusões que acontecem entre os tutores é achar que a comida natural para cachorros é resto de comida da família. Não vale abrir a geladeira, ver o que está sobrando lá dentro e oferecer para o pet. Isso inclui não oferecer pizza que sobrou do jantar, a lasanha e até o arroz e feijão. A alimentação natural para cães também não é servir só frango, arroz e vegetais e muito menos oferecer ao cão uma dieta vegana ou vegetariana. Também não é só misturar alimentos com a ração, sem a devida orientação.

Alimentação natural para cães propõe uma dieta composta por um equilíbrio entre proteínas, gorduras de boa qualidade, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e água. Ainda são necessários suplementos minerais, além de probióticos e prebióticos, que favorecem a saúde intestinal do cão. Tudo isso, com ingredientes de qualidade e sem o uso de subprodutos rejeitados pela dieta humana.

A composição nutricional da alimentação natural  deve ser feita formulada de acordo com o estilo de vida do animal, idade, porte e nível de atividade. Assim, a dieta poderá ser modulada de acordo com a necessidade individual do cão, levando em conta também predisposições genéticas ou doenças crônicas  Pode ser cozida, crua com ossos ou crua sem ossos.

Alguns pontos, no entanto, podem dificultar a adesão de alguns tutores à alimentação natural para cães. É necessário  espaço no freezer, para que possa produzir os alimentos e congelar para o consumo. Também é necessário que seja feita a correta suplementação de vitaminas e minerais que podem não estar presentes nos ingredientes. É necessário seguir à risca a dieta pois a falta de comprometimento com a alimentação caseira pode prejudicar o animal. Importante enfatizar a necessidade de escovação dentária do usuário de alimento natural diariamente.

Algumas das enfermidades que apresentam boas respostas a mudança de dieta para a alimentação natural para cães são obesidade , diabetes , alergias de pele e alimentar, doença renal crônica, cardiopatias, pancreatite, câncer, gastrite, doenças do trato intestinal e urinário. A dieta pode ser ajustada para aqueles com mais de uma patologia

A rotina não deve mudar muito, ou seja , se o cão está acostumado a receber o alimento duas ou três vezes por dia, o mesmo deve ser feito com a alimentação natural. Os alimentos devem ser preparados e congelados já nas porções corretas e a organização dos alimentos pode ser semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da rotina do tutor.

Em sua maioria, os ingredientes para a produção da alimentação natural são fáceis de encontrar , sendo também possível a compra das porções já prontas em lojas especializadas com indicação do prescritor da dieta. Os custos podem ser comparados aos das  rações super premium , entretanto o que deve ser avaliado na escolha entre alimentação natural ou industrializada é a relação custo-benefício das mesmas mediante recomendação veterinária.

Sem Comentários

Adicione um Comentário