Cães e gatos também sofrem com o tempo seco

Cães e gatos também sofrem com o tempo seco

Com a umidade relativa do ar igual ou inferior a 30% nos últimos dias, e a previsão de que continuará baixa nas próximas semanas, a população de Belo Horizonte e diversas cidades do interior de Minas Gerais deve redobrar os cuidados para evitar problemas no organismo. Pelos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. Inclusive, a OMS recomenda que seja decretado estado de atenção quando os índices ficam entre 20 e 30%, e estado de emergência, se registrada umidade relativa do ar entre 12 e 20%.

E o clima seco não é ruim apenas para os humanos. A baixa umidade do ar também afeta a saúde de cães e gatos aumentando a incidência de problemas respiratórios , dermatológicos e oculares, e assim como as pessoas, os animais também apresentam sintomas como pele ressecada, coceiras nos olhos, boca seca, cansaço, dificuldade para respirar e desidratação.

Entre as alterações que podem ocorrer com a secura do ambiente, devemos destacar as relacionadas ao sistema respiratório. O risco de contrair traqueobronquite canina ou a rinotraqueite felina aumenta e caso não sejam tratados adequadamente, esses transtornos podem levar a complicações e até a uma pneumonia. Aqueles de focinho curto ou achatados (braquicefálicos) têm maior predisposição a esses problemas e, assim como filhotes , idosos e animais debilitados, são mais facilmente acometidos pelas doenças respiratórias. Os olhos também se ressecam ficando mais vermelhos, lacrimejando e coçando. Isso pode fazer com que eles tentem aliviar a coceira com as patas, provocando lesões ou levando bactérias para os olhos. Outro distúrbio bastante observado em cães e gatos durante o período de clima seco é o ressecamento da pele, que leva a alterações importantes como a coceira ou o aumento dela , tanto em animais normais quanto pacientes alérgicos.

Dicas para amenizar os efeitos do clima seco:

  • Leve sempre recipientes de água para os passeios. Em casa, limpe as vasilhas e troque a água várias vezes ao dia
  • Deixe toalhas molhadas ou bacias com água próximas aos locais de descanso. Umidificadores de ar também são recomendados
  • Diminua quantidade de exercícios, principalmente em horários mais quentes do dia
  • Faça hidratação com produtos específicos para animais
  • A inalação pode e deve ser feita somente com soro fisiológico para animais com problemas respiratórios durante fases de tempo seco, pois umidifica as vias aéreas e facilita a respiração
  • A limpeza dos olhos deve ser feita com solução fisiológica, passando o algodão delicadamente
  • Mantenha a vacinação contra a gripe em dia, assim como todas as outras, além do reforço anual
  • Fique atento a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular e dificuldade respiratória
1 Comment
  • Camila souza
    Posted at 01:43h, 06 setembro Responder

    Amei essa matéria já faço bastante das dicas q li !!!bom que eu vejo em que estou acertando e no q posso melhorar , eu penso bastante no bem estar dos meus pequeninos saio so pela manha para o passeio no máximo as 8Hrs , quando o sol ainda nao esquentou o asfalto pra nao ocorrer de queimar as almofadinhas deles ! Lavo diariamente os olhos dos dois com soro as vezes 2 ou mais vezes por dia e pingo no nariz tbm kkk o Soro fisiológico . Hidrato também tanto os pelos nos dias de banho quanto as patinhas quando sinto q estão ressecadas as pontinha das orelhas tambem passo bepantol em tudo. principalmente quando volto dos passeios e lavo as patinhas e seco com secador pq se ficar úmido pode dar fungos outras coisas ruins ! Ai assim q vejo q secou passo bepantol nas patinhas !!! VACINAS sempre em dias concerteza… água sempre avontade e também troco a água 2 vezes por dia( pois acho q cai poeira na água durante o dia )
    Acho que é isso! E essa dica de ficar de olho em qualquer mudança no corpo ou comportamento acho q isso é o q eu mais faço conheço bem meus cachorros se eles tossem ou espirram ou mim olham de um jeito diferente eu já fico super ligada em tudo no coco,xixi qualquer coisa pois o meu maior o billy aparentemente mais forte mais pesado tenho que ter muito cuidado com ele porque ele tem uma condição de saúde mais delicada que exige mais dos meus cuidados… ja a minhas amora ela tbm precisa de observação pelo tamanho e sensibilidade por ser tão pequena e frágil entao traduzindo nunca fico totalmente tranquila sempre estou super ligada a tudo que eles fazem com coisas que eles brincam com tudo . Para sempre manter a saúde e a proteção dos dois tanto do billy quanto da amora ! ❤ mais sempre feliz fazendo com amor e muita dedicação tudo por a eles.

Adicione um Comentário