Leucemia Felina

Leucemia Felina

Leucemia Viral Felina é uma das doenças mais importantes que acometem gatos de todo o mundo , por sua alta mortalidade , por ser altamente contagiosa e de difícil controle , principalmente devido à grande quantidade de felinos de vida livre.

Também conhecida como FeLV , a Leucemia Viral Felina , é transmitida por um vírus que se caracteriza por causar tumores , imunossupressão que resulta em infecções oportunistas e alterações sanguíneas , mas pode desenvolver em cada animal uma síndrome diferente e sempre com grandes possibilidades da doença causar a morte do indivíduo acometido.

Os sintomas mais comumente observados pelos tutores são prostração , emagrecimento , diminuição ou perda do apetite , secreções nasais ou oculares e sinais de infecção intestinal como diarreia e vômito.

A principal forma de contaminação por FeLV ocorre pelo contato com o vírus através de gotículas da saliva de um gato infectado para um gato saudável , sendo possível através de uma simples lambedura , partilhando das mesmas vasilhas de comida e água ou através de mordidas em brigas. As transmissões de fêmeas gestantes aos fetos ou através do acasalamento também podem ser possíveis. Felinos uma vez infectados tornam-se portadores da doença os tornando transmissores por toda a vida.

Por se tratar de uma doença sem cura , muito embora o tratamento possa oferecer sobrevida ao animal infectado , a prevenção das infecções por FeLV se torna ainda mais importante. Evitar o contato com o vírus por meio do não compartilhamento dos comedouros e bebedouros entre os gatos infectados e os não infectados, mantê-los sem acesso à rua, promover o isolamento temporário de gatos recém introduzidos na casa até que sejam diagnosticados negativos e o isolamento dos animais soropositivos, são as melhores formas de prevenção da doença. A vacinação é efetiva na prevenção dos felinos que nunca foram expostos ao vírus, embora não deva ser utilizada como único método preventivo.

É de extrema importância o diagnóstico correto das infecções por FeLV  com o objetivo de se evitar a disseminação da
doença para animais sadios. Testes sorológicos em laboratórios e os kits de teste rápido são totalmente acessíveis e frequentemente utilizados em clínicas veterinárias. O exame clínico acompanhado por estes e por outros exames complementares gerais , auxiliam o médico veterinário a combater esta importante doença.

Sem Comentários

Adicione um Comentário