Vacinação em cães e gatos

“Melhor prevenir do que remediar” – o provérbio deve ser aplicado também quando o cuidado se refere aos animais de companhia. Assim como seres humanos, animais de estimação devem ter sua carteira de vacinação em dia , e isso está diretamente ligado à saúde, longevidade e ao seu bem-estar.

São as vacinas que garantem a proteção imunológica do animal e devido à sua importância na prevenção de várias doenças , os tutores devem saber quais são os produtos disponíveis no mercado , lembrando que em medicina veterinária , tal prática deve ser realizada por profissional habilitado , não sendo recomendável sua realização por práticos e balconistas de lojas.

Cães

Polivalente (déctupla ou óctupla) : Vacina indicada para cães sadios a partir de seis semanas de idade, como auxiliar na prevenção da Cinomose canina, hepatite infecciosa canina (causada pelo Adenovírus canino Tipo 1), doença respiratória (causada pelo Adenovírus canino Tipo 2), da Parainfluenza canina, da Coronavirose canina, Parvovirose canina e das leptospiroses causadas pela Leptospira canicola, L. grippotyphosa, L. icterohaemorrhagiae e L. pomona. Na primeira vacinação, devem ser administradas 3 doses com 3 semanas de intervalo entre cada uma delas. Recomenda-se revacinação anual, com dose única.

Anti-rábica: Vacina indicada para vacinação de cães sadios a partir de 3 meses de idade, como auxiliar na prevenção das infecções do vírus da raiva. Administrada em uma dose na primovacinação e com revacinação anual também em dose única.

Vacina contra gripe canina : Auxiliar na prevenção da Traqueobronquite Infecciosa dos cães (“Tosse dos Canis” ou “Gripe”) causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica. Deve ser administrada em cães sadios a partir de 8 semanas de idade com 2 doses em intervalo de 2 a 4 semanas entre elas , na primeira vacinação. Recomenda-se revacinação anual, com dose única. Em determinadas situações de maior risco de exposição tais como hospedagem , é indicado um reforço adicional ou a revacinação anual poderá ser realizada 2 a 4 semanas antes do evento.

Vacina contra giardíase: Auxiliar na prevenção da Giardíase canina, causada pelo protozoário Giardia lamblia, em cães sadios a partir de 8 semanas de idade, com 2 doses em intervalo de 2 a 4 semanas entre elas na primeira vacinação , e revacinação anual com dose única.

Vacina contra leishmaniose: Auxiliar na prevenção da Leishmaniose Visceral Canina em cães a partir de 4 meses de idade, com 3 doses em intervalos de 21 dias entre elas. A revacinação é anual com uma dose a partir da data da primeira dose de vacina administrada na primeira vacinação. É obrigatório o exame sorológico negativo antes da primovacinação, e o atraso tanto entre as primeiras doses quanto no reforço anual , deve ser evitado , uma vez que preconiza-se até mesmo o reinício do protocolo vacinal caso as datas indicadas pelo veterinário não sejam seguidas.

Gatos

Polivalente felina (Quíntupla) : Auxiliar na prevenção das doenças causadas pelo vírus da Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia e Leucemia felina, e por Chlamydia psittaci, em gatos sadios a partir de 8 semanas de idade devendo ser administradas 2 ou 3 doses com intervalo de 3 a 4 semanas entre elas na primeira vacinação. Recomenda-se revacinação anual, com dose única.

Anti-rábica: Vacina indicada para vacinação de gatos sadios a partir de 3 meses de idade, como auxiliar na prevenção das infecções do vírus da raiva. Administrada em uma dose na primovacinação e com revacinação anual também em dose única.

• Midian Pereira Peçanha Serafim
    Posted at 00:33h, 15 julho Responder

No dia em que se aplica a vacina e normal o animal ficar muadinho ..quetinho ..?

• Núcleo de Atendimento Veterinário
      Posted at 09:38h, 18 julho Responder

Muito comum ficar prostrado nas primeiras 24 após a vacinação. Caso se mantenha assim , sugerimos procurar atendimento veterinário. Para mais esclarecimentos faça contato em nosso telefone 3284-1188. Obrigado
      Equipe Núcleo de Atendimento Veterinário.